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Termos e condições gerais de contratação

Introdução

Este documento contratual regerá as Condições Gerais de contratação de produtos (doravante, "Condições") por meio do site www.petclic.pt, de propriedade da Guaw sob a marca registrada Guraw SL, doravante Guaw, cujos contactos também constam do Aviso Legal deste site.

Estas Condições permanecerão publicadas no site à disposição do USUÁRIO (doravante CLIENTE) para reproduzi-las e salvá-las como confirmação do contrato, podendo ser modificadas a qualquer momento pela PETCLIC. É da responsabilidade do CLIENTE lê-los periodicamente, uma vez que serão aplicáveis os que estiverem em vigor no momento da encomenda.

Os contratos não estarão sujeitos a qualquer formalidade, salvo nos casos expressamente indicados nos Códigos Civil e Comercial e nesta ou outras leis especiais.

A aceitação deste documento implica que o CLIENTE:

  • Leu, compreendeu e compreendeu o que aqui se afirma.
  • Ele é uma pessoa com capacidade suficiente para contrair.
  • Assuma toda as obrigações aqui estabelecidas.

Estas condições terão prazo de validade indeterminado e serão aplicáveis a todos os contratos realizados por meio do site da PETCLIC.

A PETCLIC informa que o lojista é o responsável e conhece a legislação vigente dos países para os quais envia os produtos, e se reserva o direito de modificar unilateralmente as condições, sem que isso afete os bens ou promoções adquiridos anteriormente à modificação.

 

Identidade das partes contratantes

Por outro lado, o fornecedor dos produtos contratados pelo CLIENTE é a PETCLIC, com sede em C / Virgilio 25, Edificio Ayessa 28223 Pozuelo de Alcorcón Madrid (Madrid), NIF B42793976 e telefone de atendimento ao cliente +34 93 840 54 65. 

E, por outro lado, o CLIENTE, cadastrado no site por meio de nome de usuário e senha, sobre os quais tem total responsabilidade pelo uso e guarda, sendo responsável pela veracidade dos dados pessoais fornecidos à PETCLIC.

Objetivo do contrato

O presente contrato é regular a relação contratual de venda que se estabelece entre a PETCLIC e o CLIENTE no momento em que este aceita a caixa correspondente durante o processo de contratação online.

A relação contratual de venda implica a entrega, a troco de determinado preço e publicamente divulgado através do site, de um determinado produto.

Procedimento de contratação

O CLIENTE, para ter acesso aos produtos oferecidos pela PETCLIC, deve ser maior de idade e se cadastrar no site, criando uma conta CLIENTE. Portanto, o CLIENTE deve fornecer livre e voluntariamente os dados pessoais que forem necessários, os quais serão tratados de acordo com o disposto no Regulamento (UE) 2016/679, de 27 de abril de 2016 (RGPD), relativo à proteção dos naturais pessoas no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e à Lei Orgânica 3/2018, de 5 de dezembro (LOPDGDD), relativa à proteção de dados pessoais e pormenorizados no Aviso Legal e na Política de Privacidade deste site .

O CLIENTE irá selecionar um nome de usuário e senha, comprometendo-se a fazer uso diligente dos mesmos e não disponibilizá-los a terceiros, bem como notificar a PETCLIC da perda ou furto dos mesmos ou do possível acesso por terceiro não autorizado, para que prossiga ao bloqueio imediato.

Uma vez criada a conta do CLIENTE, informa-se que de acordo com o exigido pelo artigo 27 da Lei 34/2002, sobre Serviços da Sociedade da Informação e Comércio Eletrônico (LSSICE), o procedimento de contratação seguirá os seguintes passos:

1 Cláusulas gerais de contratação.

2. Envio e entrega de encomendas.

3. Direito de rescisão.

4. Reclamações e resolução de disputas online.

5. Força maior.

6. Competição.

7. Generalidades da oferta.

8. Preço e prazo de validade da oferta.

9. Custos de transporte.

10. Forma de pagamento, despesas e descontos.

11. Processo de compra.

12. Desassociação e suspensão ou rescisão do contrato.

13. Garantias e devoluções.

14. Lei aplicável e jurisdição.

 

1. CLÁUSULAS CONTRATUAIS GERAIS

A menos que especificamente estipulado por escrito, a realização de um pedido de PETCLIC implicará na aceitação por parte do CLIENTE das presentes condições legais. Nenhuma estipulação feita pelo CLIENTE poderá diferir as de PETCLIC se não tiver sido expressamente aceita antecipadamente e por escrito pela PETCLIC.

 

2. ENVIO E ENTREGA DE PEDIDOS A

PETCLIC não enviará nenhum pedido até que tenha verificado que o pagamento foi feito.

O embarque das mercadorias normalmente será feito por correio expresso, de acordo com o destino livremente designado pelo CLIENTE.

O prazo de entrega será de 24 horas a 72 horas, dependendo da população de destino e da forma de pagamento escolhida. Este prazo é entendido desde que verificada a disponibilidade da mercadoria e verificado o pagamento integral da encomenda.

Incumprimento do contrato à distância

No caso de não se poder executar o contrato devido ao produto contratado não estar disponível no prazo previsto, o CLIENTE será informado da falta de disponibilidade e que terá o direito de cancelar a encomenda e receber a devolução do valor total pago sem custo e sem incorrer em qualquer responsabilidade por danos imputáveis à PETCLIC.

A PETCLIC não assumirá qualquer responsabilidade quando a entrega do produto ou serviço não ocorrer, pois os dados fornecidos pelo CLIENTE são falsos, inexatos ou incompletos.

A entrega será considerada efetuada quando o transportador tiver colocado os produtos à disposição do CLIENTE e este, ou seu delegado, tiver assinado o comprovativo de entrega.

É responsabilidade do CLIENTE verificar os produtos no ato do recebimento e expor toda as exceções e reclamações que possam ser justificadas no comprovante de entrega.

3. DIREITO DE DESISTÊNCIA

Para exercer o direito de desistência é necessário avisar-nos em [email protected]

O CLIENTE tem um prazo de quatorze dias corridos, contados a partir da data de recebimento do produto, para exercer o direito de rescisão. Caso a PETCLIC não cumpra o dever de informação e documentação sobre o direito de rescisão, o prazo para o seu exercício terminará doze meses após o decurso do período de rescisão inicial (artigo 71 da Lei n.º 3/2014, de 27 de março).

O direito de rescisão não poderá ser aplicado nos seguintes casos:

1. Quando a embalagem do produto não for a original ou não estiver em perfeito estado, a PETCLIC poderá cobrar o custo da embalagem. A embalagem original deve proteger o produto para que seja recebido em perfeitas condições, sendo proibida a utilização de lacres e fitas adesivas diretamente sobre ela para evitar os custos de sua reposição.

2. Quando o produto está aberto sem mostrar que não foi usado.

3. O fornecimento de bens selados que não sejam adequados para serem devolvidos por razões de protecção da saúde ou higiene e que tenham sido abertos após o parto.

4. O fornecimento de produtos que após a sua entrega e atendendo à sua natureza se tenham misturado de forma indissociável com outra mercadoria.

Toda as devoluções devem ser comunicadas pela PETCLIC, solicitando um número de devolução por e-mail para [email protected], indicando a respetiva fatura ou número de encomenda.

Caso a devolução não seja feita com a embalagem original de entrega, a PETCLIC poderá cobrar o custo da mesma ao CLIENTE, informando-o previamente através do mesmo canal de comunicação utilizado.

Qualquer incidente será imputável ao seu responsável. A PETCLIC, será responsável pelos gastos daqueles incidentes que dependam diretamente da PETCLIC.

4. RECLAMAÇÕES E RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS ONLINE (ODR)

Qualquer reclamação que o CLIENTE considere adequada será tratada o mais rapidamente possível, podendo ser feita nos seguintes endereços de contacto:

Correio: C / Virgilio 25, Edificio Ayessa 28223 Pozuelo de Alcorcón Madrid (Madrid) ,

E-mail: [email protected]

resolução online (Online Dispute Resolution)

Nos termos do artigo 14.1 do Regulamento (UE) 524/2013, a Comissão Europeia disponibiliza uma plataforma de acesso gratuito Resolução de conflitos online entre o CLIENTE e a PETCLIC, sem necessidade de recurso ao tribunal, mediante intervenção de terceiro, denominado órgão de resolução de litígios, que atua como intermediário entre os dois. Este órgão é neutro e dialogará com ambas as partes para chegar a um acordo, podendo finalmente sugerir e / ou impor uma solução para o conflito.

Link para a plataforma ODR: https://ec.europa.eu/consumers/odr/

5. FORÇA MAIOR

As partes não serão responsabilizadas por qualquer falta de força maior. O cumprimento da obrigação será adiado até a cessação do caso de força maior.

6. COMPETÊNCIA

O CLIENTE não pode ceder, transferir ou transmitir os direitos, responsabilidades e obrigações contraídas na venda.

Se alguma estipulação destas condições for considerada nula ou impossível de cumprir, a validade, legalidade e cumprimento das demais não serão afetados de forma alguma, nem serão modificados de forma alguma.

O CLIENTE declara que leu, conhece e aceita estas Condições na sua totalidade.

7. VISÃO GERAL DA OFERTA

Toda as vendas e entregas realizadas pela PETCLIC serão consideradas sujeitas a estas condições.

Nenhuma modificação, alteração ou acordo contrário à Proposta Comercial da PETCLIC ou ao que aqui estipulado terá efeito, exceto por acordo expresso por escrito firmado pela PETCLIC, neste caso, prevalecerão os referidos acordos particulares.

Diante dos contínuos avanços técnicos e melhorias dos produtos, a PETCLIC se reserva o direito de modificar suas especificações quanto às informações veiculadas em sua publicidade, até que não afete o valor dos produtos oferecidos. Estas modificações também serão válidas caso, por qualquer motivo, a possibilidade de fornecimento dos produtos oferecidos seja afetada.

8. PREÇO E PRAZO DE VALIDADE DA OFERTA

Os preços indicados para cada produto incluem o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) ou outros impostos aplicáveis. Esses preços, salvo indicação expressa em contrário, não incluem custos de envio ou comunicação, manuseio, embalagem, seguro de envio ou quaisquer outros serviços adicionais e anexos ao produto adquirido.

Os preços aplicáveis a cada produto são os publicados no site e são expressos na moeda EURO. O CLIENTE assume que a avaliação econômica de alguns dos produtos pode variar em tempo real.

Antes de efetuar a compra, você pode conferir todos os detalhes do orçamento online: itens, quantidades, preço, disponibilidade, despesas de transporte, encargos, descontos, taxas e total da compra. Os preços podem mudar diariamente, desde que o pedido não seja feito.

Qualquer pagamento efetuado pela PETCLIC implica a emissão de fatura em nome do CLIENTE cadastrado ou da empresa que este tenha informado no momento da realização do pedido. Assim que o envio for confirmado, o CLIENTE receberá uma guia de remessa com os detalhes do pedido. Se deseja receber uma fatura por e-mail, deve solicitá-la por qualquer um dos meios que a PETCLIC disponibiliza.

Para qualquer informação sobre o pedido, o CLIENTE pode entrar em contato com o atendimento ao cliente da PETCLIC pelo telefone +34 93 840 54 65 ou via e-mail [email protected]

9. DESPESAS DE TRANSPORTE

Os preços publicados na loja não incluem despesas de envio, a menos que expressamente acordado por escrito para o contrário. Os portes serão calculados no momento de guardar o carrinho, pois são calculados pelo preço do pedido. Se a encomenda não ultrapassar os € 39, os portes de envio são de € 3,99€ . Para compras superiores a 39 €, o envio é gratuito.

10. FORMAS DE PAGAMENTO, ENCARGOS E DESCONTOS

PETCLIC é responsável pelas transações econômicas e permite as seguintes formas de pagamento de um pedido:

  • Cartão de crédito
  • PayPal

O CLIENTE pode usar um cupom de desconto antes da conclusão da compra, caso o tenha recebido de PETCLIC.

Medidas de segurança

O site utiliza técnicas de segurança da informação geralmente aceitas no setor, como SSL, dados inseridos em página segura, firewalls, procedimentos de controle de acesso e mecanismos criptográficos, todos com o objetivo de evitar o não acesso autorizado aos dados. Para atingir esses objetivos, o CLIENTE aceita que a PETCLIC obtenha dados para fins da autenticação correspondente dos controles de acesso.

A PETCLIC se compromete a não permitir qualquer transação que seja ou seja considerada ilegal pelas bandeiras de cartão de crédito ou pelo banco adquirente, que possa ou tenha o potencial de prejudicar sua reputação ou influenciá-la negativamente.

As seguintes atividades são proibidas de acordo com os programas das bandeiras de cartão: a venda ou oferta de um produto ou serviço que não cumpra com toda as leis aplicáveis ao Comprador, Banco Emissor, Comerciante ou Titular do cartão ou cartões.

11. PROCESSO DE COMPRA

Qualquer produto do nosso catálogo pode ser adicionado ao carrinho de compra. Neste, serão observados apenas os artigos, a quantidade, o preço e o valor total. Assim que a cesta for salva, os impostos, taxas e descontos serão calculados de acordo com as informações de pagamento e envio inseridas.

As cestas não possuem nenhum vínculo administrativo, é apenas uma seção onde pode ser simulado um orçamento sem nenhum compromisso de ambas as partes.

A partir do cesto pode efectuar a encomenda seguindo os seguintes passos para a sua correta formalização:

1. - Verificação das informações de facturação.

2. - Verificação do endereço de entrega.

3. - Seleção da forma de pagamento.

4. - Faça o pedido (compre).

Uma vez que o pedido é processado, o sistema imediatamente envia um e-mail para o departamento de gestão do dPETCLIC e outro para o e-mail do CLIENTE confirmando que o pedido foi feito.

Encomendas (pedidos de compra)

Num prazo máximo de 24 horas, nos dias úteis, será enviado um email ao CLIENTE a confirmar o estado da encomenda e a data aproximada de envio e / ou entrega.

12. DISSOCIAÇÃO E SUSPENSÃO OU RESCISÃO DO CONTRATO

Se algum destes termos e condições for considerado ilegal, nulo ou por qualquer motivo inexequível, esta condição será considerada separável e não afetará a validade e aplicabilidade de qualquer das demais condições.

A PETCLIC pode, sem aviso prévio, suspender ou rescindir o acesso do CLIENTE aos seus serviços e treinamento, no todo ou em parte, por qualquer motivo válido, incluindo, sem limitação, quando o CLIENTE não cumprir ou seguir alguma das obrigações estabelecidas. Em este documento ou qualquer disposição legal aplicável, licença, regulamento, diretiva, código de prática ou política de uso.

Quando a PETCLIC exercer qualquer um de seus direitos ou poderes sob esta Cláusula, tal exercício não prejudicará ou afetará o exercício de qualquer outro direito, poder ou recurso que possa estar disponível para a PETCLIC.

 

13. GARANTIAS E DEVOLUÇÕES

A garantia dos produtos oferecidos responderá aos seguintes artigos com base no Real Decreto Legislativo 1/2007, de 16 de novembro, que aprova o texto revisto da Lei Geral de Defesa do Consumidor e CLIENTE e demais leis complementares:

Artigo 114. Princípios gerais.

O vendedor obriga-se a entregar ao consumidor e ao CLIENTE produtos que estejam de acordo com o contrato, respondendo-lhe por qualquer falta de conformidade que exista no momento da entrega do produto.

Artigo 115. Âmbito de aplicação.

1. Estão incluídos no âmbito deste título os contratos de venda de produtos e os contratos de fornecimento de produtos a produzir ou fabricar.

2. O disposto neste título não se aplica aos produtos adquiridos por meio de venda judicial, à água ou ao gás, quando não sejam embalados para venda em volume limitado ou em quantidades determinadas, e à eletricidade. Tampouco será aplicável a produtos usados ou adquiridos em leilão administrativo a que consumidores e usuários possam assistir pessoalmente.

Art. 116. Conformidade dos produtos com o contrato.

1. Salvo prova em contrário, entender-se-á que os produtos estão de acordo com o contrato desde que cumpram todos os requisitos expressos abaixo, a menos que devido às circunstâncias do caso algum deles não for aplicável:

a) Estão em conformidade com as descrições feitas pelo vendedor e possuem as qualidades do produto que o vendedor apresentou ao consumidor e usuário na forma de amostra ou modelo.

b) São adequados para os usos a que se destinam normalmente os produtos do mesmo tipo.

c) São adequados para qualquer utilização especial exigido pelo consumidor e utilizador, desde que o tenham dado conhecimento ao vendedor no momento da celebração do contrato, desde que este tenha admitido que o produto é idôneo para tal.

d) Apresentam a qualidade e os benefícios usuais de um produto do mesmo tipo que o consumidor e o usuário podem razoavelmente esperar, levando em consideração a natureza do produto e, quando apropriado, as declarações públicas sobre as características específicas dos produtos feitas por o vendedor, o produtor ou o seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem. El vendedor no quedará obligado por tales declaraciones públicas si demuestra que desconocía y no cabía razonablemente esperar que conociera la declaración en cuestión, que dicha declaración había sido corregida en el momento de celebración del contrato o que dicha declaración não pôde influir en la decisión de comprar o produto.

2. A falta de conformidade que resulte de uma instalação incorreta do produto será equiparada à falta de conformidade do produto quando a instalação estiver incluída no contrato de venda ou fornecimento regulado no artigo 115.1 e tiver sido realizada pelo vendedor ou sob sua responsabilidade, ou pelo consumidor e usuário quando a instalação defeituosa é devida a um erro nas instruções de instalação.

3. Não haverá lugar a responsabilidades por incumprimentos que o consumidor e utilizador conheçam ou não possam ter ignorado justificadamente no momento da celebração do contrato ou que tenham origem em materiais fornecidos pelo consumidor e utilizador.

Artigo 117. Incompatibilidade de ações.

O exercício das ações previstas neste título será incompatível com o exercício das ações derivadas da reorganização por defeitos ocultos da venda.

Em qualquer caso, o consumidor e o usuário terão direito, nos termos da legislação civil e comercial, à indenização pelos danos decorrentes da falta de conformidade.

Art. 118. Responsabilidade do vendedor e direitos do consumidor e CLIENTE.

O consumidor e o usuário têm o direito de reparar o produto, substituí-lo, baixar o preço ou rescindir o contrato, de acordo com o disposto neste título.

Artigo 119. Reparação e substituição do produto.

1. Se o produto não for conforme com o contrato, o consumidor e o utilizador podem escolher entre exigir a reparação ou substituição do produto, a menos que uma destas duas opções seja objetivamente impossível ou desproporcionada. A partir do momento em que o consumidor e o usuário comunicam a opção escolhida ao vendedor, ambas as partes deverão acatá-la. Esta decisão do consumidor e do CLIENTE é entendida sem prejuízo do disposto no artigo seguinte para os casos em que a reparação ou substituição não ponha o produto em conformidade com o contrato.

2. A forma de reorganização que, em comparação com a outra, imponha custos excessivos ao vendedor será considerada desproporcional, levando-se em consideração o valor que o produto teria se não houvesse falta de conformidade, a relevância da falta de conformidade e se a forma alternativa de saneamento poderia ser realizada sem maiores transtornos para o consumidor e CLIENTE.

Para determinar se os custos não são razoáveis, os custos de uma forma de reparação também devem ser consideravelmente mais elevados do que os custos da outra forma de reparação.

Os medicamentos não estão sujeitos a devolução, exceto:

  • Medicamentos fornecidos por engano.
  • Medicamentos que não correspondem ao pedido.
  • Remédios que estragaram durante o transporte.
  • Medicamentos afetados por um defeito de qualidade ou alerta de farmacovigilância, ou que um pedido de retirada foi estabelecido pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde.

Conforme estabelecido nos artigos 3º, 9º e 13º do Real Decreto 544/2016 de 25 de novembro, que regulamenta a venda à distância ao público de medicamentos não sujeitos a receita veterinária, os medicamentos veterinários não estão sujeitos a devolução, exceto em erros imputáveis a Petclic, SL, devido à deterioração do transporte ou retiradas do mercado devido a alertas de saúde.

Art. 120. Regime jurídico de reparação ou substituição do produto.

A reparação e substituição obedecerão às seguintes regras:

a) São gratuitas para o consumidor e utilizador. Referida gratificação incluirá os gastos necessários para corrigir a falta de conformidade dos produtos com o contrato, principalmente os custos de frete, bem como os custos de mão de obra e materiais.

b) Devem ser realizados num prazo razoável e sem maiores inconvenientes para o consumidor e utilizador, tendo em conta a natureza dos produtos e a finalidade que têm para o consumidor e utilizador.

c) A reparação suspende o cômputo dos prazos a que se refere o artigo 123. O período de suspensão terá início a partir da data em que o consumidor e usuário colocarem o produto à disposição do vendedor e se encerrará com a entrega ao consumidor e usuário do produto já reparado. Durante os seis meses após a entrega do produto reparado, o vendedor será responsável pela falta de conformidade que motivou a reparação, presumindo-se que é a mesma falta de conformidade quando defeitos da mesma origem que os inicialmente manifestados são reproduzidos nos produtos.

d) Caso a reparação  tenha sido concluída e o produto entregue, ainda assim não estiver de acordo com o contrato, o consumidor e utilizador podem exigir a substituição do produto, a menos que esta opção seja desproporcional, a redução do preço ou a rescisão do contrato nos termos previstos neste capítulo.

e) A substituição suspende os termos referidos no artigo 123.º desde o exercício da opção pelo consumidor e utilizador até à entrega do novo produto. Em qualquer caso, o artigo 123.1, segundo parágrafo, aplica-se ao produto substituto.

f) Caso a substituição não coloque o produto em conformidade com o contrato, o consumidor e o CLIENTE podem exigir a reparação do produto, salvo se esta opção for desproporcional, a redução do preço ou a rescisão do contrato nos termos previstos neste capítulo.

g) O consumidor e usuário não pode exigir reposição no caso de produtos não consumíveis, nem no caso de produtos usados.

 

Artigo 121. Redução do preço e rescisão do contrato.

A redução do preço e a rescisão do contrato proceder-se-ão, à escolha do consumidor e utilizador, quando este não possa exigir a reparação ou substituição e nos casos em que estas não tenham sido efectuadas num prazo razoável ou sem grandes inconvenientes para o consumidor e usuário. A resolução não prosseguirá quando a falta de conformidade for de pouca importância.

NOTA de acordo com o art. 108.2: O utilizador é informado de que só será responsável pela diminuição do valor da mercadoria resultante de uma manipulação da mesma que não seja necessária para estabelecer a sua natureza, as suas características ou o seu funcionamento. Em nenhum caso será responsável pela diminuição do valor dos bens se o empregador não o tiver informado do seu direito de rescisão nos termos do artigo 97.1.i).

Artigo 122. Critérios para redução do preço.

A redução do preço será proporcional à diferença entre o valor que o produto teria no momento da entrega se estivesse de acordo com o contrato e o valor que o produto efetivamente entregue tinha no momento da referida entrega.

Artigo 123. Prazos.

1. O vendedor é responsável por qualquer falta de conformidade que apareça no prazo de dois anos a partir da entrega. Nos produtos usados, o vendedor e o consumidor e o CLIENTE podem acordar um prazo mais curto, que não pode ser inferior a um ano a partir da entrega.

Salvo prova em contrário, presumir-se-á que a falta de conformidade manifestada nos seis meses após a entrega do produto, seja ele novo ou usado, já existia no momento da entrega da coisa, salvo quando essa presunção for incompatível com a natureza do o produto ou a natureza da falta de conformidade.

2. Salvo prova em contrário, a entrega considera-se efectuada no dia que conste da factura ou talão de compra ou, se posterior, na respectiva guia de remessa.

3. O vendedor obriga-se a entregar ao consumidor ou CLIENTE que exerça o seu direito à reparação ou substituição, justificação documental da entrega do produto, indicando a data de entrega e a falta de conformidade que dá origem ao exercício do direito.

Da mesma forma, juntamente com o produto reparado ou substituído, o vendedor entregará ao consumidor ou CLIENTE a justificativa documental da entrega informando a data da entrega e, se for o caso, da reparação realizada.

4. A ação para reclamar o cumprimento do disposto no capítulo II deste título prescreverá três anos a contar da entrega do produto.

5. O consumidor e o usuário devem informar o vendedor sobre a falta de conformidade no prazo de dois meses após tomarem conhecimento da mesma. O descumprimento do referido prazo não acarretará a perda do correspondente direito ao saneamento, cabendo ao consumidor e à CLIENTE, no entanto, os danos efetivamente causados pelo atraso na comunicação.

Salvo prova em contrário, entender-se-á que a comunicação entre consumidor e utilizador decorreu dentro do prazo estabelecido.

Artigo 124. Ação contra o produtor.

Quando o consumidor e o usuário consideram impossível ou excessivo dirigir-se ao vendedor devido à falta de conformidade dos produtos com o contrato, eles podem reclamar diretamente do produtor a fim de obter a substituição ou reparo do produto.

Em geral, e sem prejuízo de que cesse a responsabilidade do produtor, para efeitos deste título, nos mesmos termos e condições que os estabelecidos para o vendedor, o produtor responderá pela falta de conformidade quando se tratar de a origem, identidade ou adequação dos produtos, de acordo com a sua natureza e finalidade e com as normas que os regulam.

Quem tiver respondido ao consumidor e usuário terá o prazo de um ano para reincidir contra o responsável pela falta de conformidade. Esse período é computado a partir do momento em que a limpeza foi concluída.

 

14. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

Estes termos e condições serão regidos ou interpretados de acordo com a lei espanhola em todas as matérias não expressamente previstas neste documento. A PETCLIC e o CLIENTE concordam em submeter aos tribunais e tribunais do domicílio da PETCLIC qualquer controvérsia que possa surgir quanto ao fornecimento dos produtos ou serviços objeto das presentes Condições.

No caso de o CLIENTE estar domiciliado fora da Espanha, a PETCLIC e o CLIENTE renunciam expressamente a qualquer outro foro, submetendo-se ao órgão de resolução de litígios que atuará como intermediário entre os dois, de acordo com o Art. 14.1 do Regulamento (UE) 524 / 2013, sem necessidade de recorrer aos tribunais de justiça. Para mais informações, consulte a cláusula «4. RECLAMAÇÕES E RESOLUÇÃO DE DISPUTAS ON-LINE »destas condições.